Ator
[O Eterno Drácula]
[20 / 10 / 1882 <==> 16 / 08 / 1956]
Béla Ferenc Dezsõ Blaskó, mais conhecido como Béla Lugosi, foi um famoso ator húngaro nascido no então Império Austro-Húngaro, na região do Banat, mais lembrado pelo público em geral por participação em diversos filmes de "Terror", tanto para o cinema como também para a televisão, produzidos nos anos 1920, 1930, 1940 e 1950.
Bela Lugosi nasceu como Bela Ferenc Dezso Blasko em 20 de outubro de 1882 em Lugos, na Hungria, que era então parte do Império Austro-Húngaro.
Seu local de nascimento estava apenas cerca de cinquenta quilômetros de distância da fronteira ocidental da Transilvânia e do Castelo Poenari, a lendária casa de Vlad, o Empalador, o Drácula histórico, a quem Lugosi iria retratar com grande sucesso em ambos, palco e na tela.
Embora descendente de uma longa linha de agricultores húngaros, o pai de Lugosi, Istvan Blasko, rompeu com a tradição da família para se tornar um padeiro e banqueiro.
Bela Lugosi era uma criança temperamental e rebelde.
"Eu era muito rebelde como um menino, muito fora de controle", ele admitiu mais tarde.
"Assim como Jekyll e Hyde, exceto que eu mudei de acordo com o sexo.
Quero dizer, com os meninos que eu era duro e brutal.
Mas no momento em que entrei para a sociedade, convivendo também com meninas e mulheres, beijava suas mãos em sinal de delicadeza e educação."
Lugosi freqüentou a escola secundária local em Lugos e depois seguiu para o Estado húngaro de "Gymnasium" com a idade de 11 anos no ano de 1893.
No entanto, Lugosi odiava a disciplina rigorosa e a formalidade do Estado Gymnnasium, e um ano mais tarde, ele abandonou a escola e fugiu de casa.
Viajando a pé e contando com trabalho ocasional, da caridade de estranhos para alimentação e hospedagem, Lugosi, finalmente, estabeleceu-se em uma pequena cidade mineira chamada Resita, a cerca de 300 km ao sul de Lugos.
Ele trabalhou nas minas e também como assistente de um maquinista.
No entanto, Lugosi foi cativado pelas trupes teatrais que chegavam a Resita, e que acabaram definindo sua vontade em se tornar um ator.
"Eles tentaram me dar pequenas partes em suas peças, mas eu era tão ignorante, tão estúpido, que as pessoas apenas riam de mim", lembrou ele.
"Mas eu sempre tive gosto pelo palco.
Eu sempre sinto até hoje também o gosto rançoso da humilhação que passei."
Em 1897, Lugosi deixou Resita para se juntar a sua mãe e sua irmã Vilma em Szabadka.
Em 1898, ele voltou para a escola, mas desistiu depois de apenas quatro meses, e conseguiu um emprego como operário ferroviário.
Logo depois, o marido de Vilma conseguiu encaixar Lugosi um lugar no coro de uma companhia de teatro itinerante.
Exibindo notável talento "cru", apesar de sua pouca educação e formação, Lugosi rapidamente subiu da parte de trás do coro para papéis principais enquanto viajava em toda a Hungria se apresentando com a trupe.
Até o início de 1900, ele havia sido aceito na academia de Artes Cênicas da Hungria com especialização em atuação shakespeariana.
Adotando o nome de "Lugosi", como uma referência ao seu local de nascimento de Lugos, ao longo da primeira década do século 20, ele percorreu o Império Austro-Húngaro realizando papéis principais masculinos em clássicos como "Romeu e Julieta" , "Hamlet" , "Richard III" e "The Taming do Shrew".
Em 1913 ele entrou para o Teatro Nacional da Hungria, em Budapeste, e atuou em mais peças de Shakespeare, como "Cyrano de Bergerac" e "Faust".
Embora os membros do Teatro Nacional eram isentos do serviço militar, em junho de 1914, Lugosi, o qual era altamente patrióta, colocou sua carreira de ator em espera para lutar pela Hungria contra a Rússia na Primeira Guerra Mundial, onde se feriu por diversas vezes, fazendo com que sofresse para o resto da vida de "Ciatalgia" (dor na perna causada pela compressão do nervo ciático), fato esse que fez com que Lugosi utilizasse morfina por muitos e muitos anos para aliviar a dor que sentia.
Depois de ser dispensado do exército devido a problemas de saúde em 1916, Lugosi voltou para o Teatro Nacional e teve um desempenho comemorado como "Jesus Cristo" em "A Paixão".
Ao longo dos próximos anos, Lugosi fez gradualmente a transição dos palcos de teatro para atuar na indústria do cinema, devido ao rápido crescimento da indústria cinematográfica na Hungria.
Além de atuar em vários filmes "mudos" húngaros, Lugosi fundou o Sindicato Nacional de Atores da Hungria, onde foram reunidos os primeiros atores de cinema do mundo.
Ele foi um ferrenho defensor da Revolução Húngara de 1919, que posteriormente levou ao poder a República Soviética de Bela Kun.
Em 1919, Lugosi fugiu para Viena.
De lá, ele viajou para Berlim, onde ele rapidamente encontrou trabalho no cinema alemão.
Lugosi apareceu em vários filmes alemães em 1920, mais notavelmente em "The Head of Janus", uma adaptação de Robert Louis Stevenson de "Dr. Jekyll e Mr. Hyde".
Apesar deste sucesso rápido na Alemanha, Lugosi decidiu imigrar para os Estados Unidos.
Depois de uma breve parada na Itália, ele partiu para Nova Orleans, onde chegou em 4 de Dezembro de 1920.
A partir daí, ele imediatamente fez o seu caminho para Nova York, onde uma comunidade teatral húngara já considerável o recebeu de braços abertos.
Lugosi mergulhou-se no teatro húngaro de Nova York como um ator e diretor de várias produções da Hungria ao longo dos anos seguintes.
Apesar de ainda não ter uma firme compreensão da língua, ele fez sua estréia nos palcos do idioma Inglês em uma produção de "The Red Poppy" em 1922, para o qual Lugosi memorizado pelo seu sotaque húngaro.
Em uma época em que filmes mudos ainda predominavam, as competências linguísticas de Lugosi não eram um obstáculo à sua atuação nos filmes americanos.
Ele fez sua estréia no cinema americano em "The Silent Command" (1923) e, em seguida, apareceu em "The Girl Midnight" (1925).
Em 1927, Lugosi aceitou o papel titular na turnê teatral americana de "Drácula", uma produção baseada no romance gótico de Bram Stoker de mesmo nome.
Drácula de Lugosi foi diferente de quaisquer representações anteriores do papel.
Bonito, misterioso e sedutor, Drácula de Lugosi foi ao mesmo tempo tão sexy e tão assombroso que as audiências engasgaram quando ele abriu pela primeira vez a boca para falar.
Depois de um semestre em exibição na Broadway, Drácula viajou pelos Estados Unidos para muita celebração e elogios da crítica em todos os anos de 1928 e 1929.
"É um papel maravilhoso", disse Lugosi.
"Mantemos enfermeiros e médicos no teatro todas as noites para as pessoas na platéia que desmaiarem."
Com a popularização dos novos filmes sonoros, contendo áudio, a Universal Studios decidiu fazer uma versão cinematográfica de "Drácula" estrelado por Lugosi.
O filme de 1931, intitulado "The Strangest Passion the World Has Ever Known", foi um sucesso, o qual imortalizau para sempre o retrato assustador do Lugosi de Drácula.
Embora inúmeros atores desempenharam o pepal de "Drácula", tanto no cinema como também em produções para a televisão, os críticos e entusisastas consagraram Lugosi como sinônimo e personificação perfeitas do famoso Conde Drácula.
Ao longo da década de 1930, Lugosi foi estigmatizado como um vilão dos filmes de terror de Hollywood, fazendo papéis de monstros, assassinos e cientistas loucos em dezenas de filmes "B".
Suas performances mais notáveis foram "Murderers in the Rue Morgue" (1932), "White Zombie" (1932), "International House" (1933), "The Raven" (1934), "Dracula's Daughter" (1936) and "Son of Frankenstein" (1939.
Os diversos papíes representados por Lugosi e sua grande particição em filmes durante a década de 1930, o fez como uma das primeiras grandes estrelas do gênero horror da época.
No entanto, ao longo de toda a sua carreira Lugosi foi frustrado por sua incapacidade de romper em outros tipos de filmes.
"Estou definitivamente condenado a ser um expoente do mal", disse ele.
Depois de alguns anos de vacas magras no final de 1930, quando os filmes de terror cairam fora de moda em Hollywood, na década de 1940 Lugosi, mais uma vez começou a aparecer em inúmeros filmes de terror, como "The Ghost of Frankenstein" (1942), "Frankenstein Meets the Wolf Man" (1943) and "Bud Abbott and Lou Costello Meet Frankenstein" (1948).
A Universal mudou sua gerência em 1936 e, por causa do banimento dos filmes de horror no Reino Unido, a demanda nos EUA para o gênero foi drasticamente reduzida.
Assim, Lugosi foi deslocado a papéis na unidade de filmes B do estúdio.
Mesmo atuando em filmes independentes, teve de pedir dinheiro emprestado após o nascimento de seu único filho, Bela George Lugosi, em 1938.
A partir dessa época, sua carreira começou a sofrer forte declínio, com bons papeis se tornando cada vez mais escassos.
Também começou a sofrer mais acentuadamente de ciatalgia (dor na perna causada pela compressão do nervo ciático), problema iniciado durante sua participação na Guerra.
Também se encontrava em estágio de dependência de drogas.
Seu último filme considerado como produção “linha A” foi a comédia “Abbott and Costello Meet Frankenstein” (1948), onde mais uma vez interpretou Drácula.
Lugosi Passou a desempenhar vários papeis no teatro interpretando o rei dos vampiros, chegando a fazer um tour de seis meses na Inglaterra, onde participou de um filme de comédia novamente no mesmo papel.
Quando já estava esquecido, quase na pobreza, o ator húngaro foi encontrado pelo diretor de filmes “B” Ed Wood, grande fã de seu trabalho.
Em condições quase amadoras, trabalhou como narrador do filme “Glen or Glenda” (1953) e como um cientista louco (parodiando Victor Frankenstein) em “A noiva do Monstro” (1955).
Na fase de pós-produção do filme, foi tratar de sua dependência de drogas.
Querido pela equipe, a première do filme foi usada para pagar suas despesas hospitalares.
Frank Sinatra também o teria ajudado nessa fase.
Em 1955, começou a trabalhar em um novo projeto de Wood, “The Goul Goes West”.
Com a famosa capa de Drácula, os dois chegaram a rodar algumas cenas, sem roteiro definido na frente de seu apartamento.
Essas filmagens acabaram resultando no ícone do cinema “B” “Plan 9 from Outer Space”, em que boa parte foi rodada após a morte do ator.
As cenas adicionais de seu personagem foram realizadas com um ator mais alto e magro que Lugosi, que não mostrava o rosto nas cenas, escondendo-se com a capa.
Nesse mesmo ano, casou-se pela quinta vez com Hope Lininger, uma fã de sua carreira que lhe escrevia cartas enquanto ele se recuperava no hospital.
Seu último filme completo foi "Black Sleep (1956)".
Apesar da empolgação inicial por ter sido novamente lembrado, se decepcionou ao saber que seu papel não teria falas.
Controvérsia Seu filho, Bela George Lugosi Jr., tornou-se notório advogado. Ficou famoso em um processo defendendo sua família contra a Universal Pictures para que ela ficasse com os “direitos de personalidade” do pai.
Venceu em primeira instância, mas perdeu na apelação por decisão da Suprema Corte da Califórnia.
Essa disputa judicial foi a responsável pela criação do California Celebrities Right Act, lei que passou a garantir que esses direitos fossem repassados como herança por 70 anos após a morte de determinado artista.
Em 2007, foi decidido que essa lei retroagiria para todas as famílias de todos os artistas mortos a partir de janeiro de 1938.
Bela George Lugosi nunca perdoou Wood por achar que ele explorava seu pai.
Mas muitos pesquisadores colocam o controverso diretor como o melhor amigo do húngaro durante a fase final de sua carreira.
O trabalho de Lugosi voltou a ser reconhecido com o filme “Ed Wood” (1994), de Tim Burton.
A película dava muito destaque para a relação entre o diretor (interpretado por Johnny Depp) e Lugosi (Martin Landau, que obteve um Oscar de Ator Coadjuvante pela atuação).
Segundo George, o filme inventou muitas mentiras sobre seu pai, como as cenas que o mostravam dormindo em caixões.
Em sua homenagem, Lugosi recebeu várias citações em séries de TV norte-americanas, foi tema de peça de teatro húngara (Lugosi: A sombra do Vampiro), de uma pintura em tela de Andy Warhol, vendida pelo valor de 800 mil dólares, e da célebre música “Bela Lugosi’s Dead”, da banda Bauhaus, no disco considerado o nascimento do gothic rock.
Causa da Morte:
Bela Lugosi morreu dormindo em 16/08/1956 com 73 anos de idade em seu pequeno apartamento em Harold Way (Hollywood) - Los Angeles - Califórnia, devido a um ataque cardíaco provocado pelo uso durante anos de medicamentos e morfina devido às dores que sofria devido ao ferimento que sofreu durante a primeira guerra mundial.
Obs.: Bela Lugosi foi sepultado vestindo sua famosa capa de Drácula, a qual usou em grande parte de sua vida em seus papéis do famoso e imortal vampiro.
Sepultamento:
Holy Cross Cemetery.
Culver City - Los Angeles - EUA.
Local: Gruta L120.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[33°59'25.62"N, 118°23'15.50"W]
Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
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